
Na vida real - essa em que temos que conciliar a teoria de 10-15 disciplinas, a resolução de questões, os simulados, os editais abrindo, dar comida pro cachorro e ainda visitar a nossa avó -, nesta nossa vida real, fazemos bem quando aceitamos que o nosso material será construído AOS POUCOS. Que tal, por EDIÇÕES?!
Experimente por o perfeccionismo de fazer perfeito e a ansiedade de terminar logo de lado, e adote uma postura de EDIÇÕES. Para este mês, faça uma parte do conteúdo, faça só o sumário ou nomeie apenas os capítulos; para o próximo mês, acrescente pequenas listas, palavras-chave, conceitos curtos; e assim por diante, fazendo edições, revistas e atualizadas.
De edição em edição, tanto você vai ganhando mais propriedade na disciplina para resumir melhor, como vai, por força da repetição, revisar e reforçar o assunto de novo, estudando e memorizando cada vez mais. Aprendendo!
Hoje eu tenho uns 9 resumos prontos, alguns bem avançados, outros ainda faltando bastante coisa. Mas sigo estudando tranquilo e calmo, com duas certezas que me acalmam e dão energia: 1) eu já tenho um resumo, mesmo que ainda não tão completo; 2) com o passar das revisões irei melhorando cada vez mais.
Esse resumo da foto foi impresso há duas semanas e já na primeira revisão, tá todo rabiscado com correções e melhorias para uma próxima edição. Repare, meu amigo, resumo não se termina, se melhora. Aceite isso e veja como vai diminuir a ansiedade e aumentar a motivação - cenário perfeito. Experimente! Tenho certeza que pode ajudar.