
São 5 dicas:
1. Comece pelo sumário
2. Acrescente as seções e subseções
3. Use listas, tópicos e frases curtas
4. Tenha um espaço limitado para escrever
5. Pare antes de estar perfeito
1. COMECE PELO SUMÁRIO
De forma rápida, em apenas uma página, você já tem visão geral da matéria, por onde começa, por onde passa e onde termina. Ponha no sumário os grandes tópicos da matéria, que serão os CAPÍTULOS do seu sumário.
2. ACRESCENTE AS SEÇÕES E SUBSEÇÕES
Todo capítulo tem unidades menores de conhecimento, os assuntos neles contidos, vamos chamar isso de seções. Pegue os capítulos listados no sumário, ponha cada um deles em uma página em brando e, abaixo deles, liste as seções.
3. USE LISTAS, TÓPICOS E FRASES CURTAS
Agora você tem uma página para cada capítulo e já sabe as seções. Abra espaço entre uma seção e outra e comece a acrescentar o conteúdo. Mas vá com calma, isso aqui é um resumo, então você faz melhor se fizer isso com pequenas listas, tópicos e palavras-chave. No máximo, use frases curtas.
4. TENHA UM ESPAÇO LIMITADO PARA ESCREVER
Lembra que você começou o capítulo em UMA página em branco? Então tente por dentro dela o máximo possível de informação legível. Normalmente não vai caber, tudo bem, acrescente uma nova página mas continue muquirana: use todo aquele novo espaço e coloque o máximo de conteúdo possível.
5. PARE ANTES DE ESTAR PERFEITO
Por fim, lembre-se que resumos não têm fim, eles têm EDIÇÕES. Faça o que puder em uma primeira rodada, mas pare antes de estar perfeito. Oxigene a mente estudando outras matérias e volte depois para fazer a próxima EDIÇÃO do seu resumo.
Siga essas dicas, meu amigo. Adapte a sua realidade e faça seu resumo. Tenho certeza que você consegue fazer resumos cada vez melhores!
Vá estudar!
Comentários