
Você já deve saber que o mais novo meme da internet brasileira é o caso de “Betina, 22 anos e 1 milhão de patrimônio”. Mas o que chama atenção nesse caso não são as piadas, é ter que ver mais uma vez essas falsas histórias de sucesso.
Tal qual Betina, que começou com 1 mil reais e fez 1 milhão em 3 anos - sei, a gente bem conhece outros casos. Tem o seu primo, que com a sua idade já ganha 30 mil; tem a filha da vizinha, que passou num concurso top sem estudar; e tantas outras mentiras que insistem em nos contar.
Repare bem, meu amigo, não é o sucesso dos outros que incomoda, é a mentira sobre como se chegou lá. Eu sei que as pessoas podem alcançar grandes resultados, mas também sei que elas podem ser honestas ao falar sobre eles. Para dizer o quanto desse sucesso foi golpe de sorte, foi ajuda dos pais, foi trabalho duro ou nem foi tanto sucesso assim - e tá tudo bem.
Betina deve ter mesmo 1 milhão, só que ele não foi construído apenas com aplicações de 1.520,00 reais; seu primo deve mesmo ganhar 30 mil, mas talvez seja só em novembro, quando junta férias e décimo terceiro no contra-cheque; e a filha da vizinha deve mesmo ter sido aprovada, mas ela ralou 2 anos estudando sozinha e trancada no quarto.
Tem muita história de sucesso verdadeira por aí, que nos mostram que é possível, que vale a pena, que a gente também consegue - nessas, devemos nos inspirar. Só que também tem muita gente desonesta por aí, arrotando facilidades falsas e inalcançáveis - dessas a gente faz piada e deixa pra lá.
A verdade só cabe em todo canto!
Vá estudar!
댓글