
Eu não escrevia nada além de e-mails curtos desde a conclusão da graduação, 4 anos antes de estudar para concursos. Então eu estava mesmo enferrujado, amedrontado e completamente paralisado quando o assunto era escrever um texto dissertativo.
Eu sabia que devia começar pela introdução, depois desenvolvimento e conclusão, mas sempre travava na frente da folha em branco. Não sabia as palavras para começar, como conectar as ideias das frases, nada. Faltavam-me duas coisas: TEORIA e PRÁTICA.
Sobre a TEORIA, sugiro que faça um curso rápido em videoaulas. Eu fiz vários, mas o único que me ajudou de verdade foi o da Professora Flávia Rita @professoraflaviarita. Ela me deu condições de criar um MODELO PRÓPRIO de texto, com uma lista de CONECTIVOS para usar no início de cada palavra e deixar o texto coeso.
Sobre a PRÁTICA, depois que ganhei conhecimento, ganhei confiança para escrever. Então eu fui atrás de QUESTÕES DISCURSIVAS em provas reais, para conhecer o que as bancas estavam cobrando e treinar meu texto nas folhas de rascunho.
Foram duas ações simples, mas que mudaram totalmente a minha preparação e que me ajudam até hoje, nos textos que preciso escrever no exercício do meu cargo público. Ajudou até aqui no @vahestudar, que passei a escrever mais e um pouco melhor.
Espero que tenha ajudado.
Vá estudar!
Comments