
Neste nosso tempo de investimento em produtividade e desperdício com supérfluos, o celular é grande herói e grande vilão. Então, meu amigo, sugiro que ponha seu celular sobre a mesa e diga a ele quem é mesmo o dono de quem.
Não falo metaforicamente, é um exército PRÁTICO e você verá o bem de fazê-lo. É mesmo importante, tantas vezes na vida, deixarmos bem claro o que dominamos e o que nos domina.
Peguei emprestado o pensamento de um dos textos mais bonitos que já vi na vida: uma prosa do romancista e dramaturgo gaúcho Sergio Jockymann, intitulado “Os Votos”. É uma obra prima, vale a leitura - pra vida!
E o poeta disse assim:
“Desejo, outrossim, que você tenha dinheiro, porque é preciso ser prático. E que, pelo menos uma vez por ano, você ponha uma porção dele na sua frente e diga: isso é meu. Só para que fique bem claro quem é dono de quem.”
Esse texto costuma ter sua autoria erroneamente atribuída ao também romancista e dramaturgo, só que francês e do século XIX, Victor Hugo, autor de “Os Miseráveis”. O texto também inspirou o compositor brasileiro Frejat a escrever a canção chamada “Desejos”. Leia o texto original. Vale a pena.
______________________
JOCKYMANN, Sérgio. Os Votos. In: Folha da Tarde. Porto Alegre: 30 de Dezembro de 1978.
Blog do Emílio Pacheco. <http://emiliopacheco.blogspot.com/2006/05/clique-para-ampliar.html?m=1>. Acesso em: 12/10/2019.
Texto completo. <https://www.pensador.com/frase/MzIzNDE/>. Acesso em: 12/10/2019.
Comments