
Resumos servem para a gente ver uma matéria de horas em apenas alguns minutos - essa é a natureza da coisa. É por isso que fazer resumos com mais de 100 páginas não vai ajudar muito. Eu já errei nisso e vou lhe falar o que me ajudou a virar o jogo: o conceito de UMA PÁGINA.
O conceito ONE PAGE vem do mundo dos negócios, um ambiente em que não se pode perder tempo. Trata-se de um relatório que mostra o máximo de informações no mínimo espaço possível - idealmente em apenas uma página, um lado de uma folha A4.
Esse é o conceito por trás dos infográficos, dashboards e canvas que se multiplicam por aí. Isso vale para os negócios e vale também pros estudos. Você vai melhorar o seu resumo se tiver um espaço limitado para escrever.
Então, pegue uma página em branco e comece a fazer o seu resumo. Mas, atenção, agora vai ser diferente, você vai ter que economizar papel, vai ter que colocar o máximo de informação possível em apenas uma página.
Vai ser um esforço de espremer assuntos, fazer pequenas listas e usar palavras-chave, mas você vai conseguir. Nesse processo você aprender mais pelo esforço e vai criar um resumo muito mais conciso e objetivo - algo verdadeiramente rápido de reler e ajudar nas revisões.
Foi assim que eu criei os meus #ResumosEmTabelas e saí de fichamentos de 200 páginas para resumos de apenas 15 folhas impressas frente e verso. Experimente! Tenho certeza que o conceito de UMA PÁGINA vai ajudar.
Compartilhe essa ideia!
Comments