
Videoaulas e PDFs são dois "suportes" diferentes para acessar a mesma coisa: a teoria. Então não há que se falar em qual deles é o "melhor" formato. Ambos nos servem ao mesmo propósito, mas em "momentos" diferentes.
Já falamos aqui, em outro artigo, que não precisamos conciliar o estudos desses dois materiais ao mesmo tempo. E é isso mesmo. Vendo-os com calma e um de cada vez percorremos melhor o "caminho" da construção do conhecimento. Com menos redundância e mais amplitude.
Assim, indo por partes, o contato inicial é preferível que seja com as "Videoaula", pois, segundo alguns autores da "aprendizagem", iniciar um tema novo por um contato mais "social", em que outra pessoa nos guia, é um ótimo começo.
Depois, já familiarizados com a disciplina, podemos nos debruçar sobre uma leitura um pouco mais aprofundada. Agora tudo já fará mais sentido e apesar de mais lenta (a leitura) já teremos uma visão ampla (culpa das aulas).
Isso de "ver por partes" faz super parte do Método MAR, faz parte de entender que conhecimento se constrói e não é da noite para o dia, mas um tijolo por vez. E essa prática também é boa para o nosso emocional, ajuda a manter a serenidade, diminuir a ansiedade e aumentar a motivação.
Em resumo, podemos sugerir alguns passos:
1. Comece apenas pelas videoaulas e faça delas um primeiro resumo;
2. Revise e decore seu resumo;
3. Só então passe para os PDFs e melhore o seu resumo com eles.
Acredito fortemente que assim você constrói o conhecimento de forma mais sólida, duradoura e fácil de rememorar.
Espero ter ajudado.
11 de agosto de 2016
Comments